Quem Somos

E com a ARTE é assim. E para quem não  gostava de ficar inventando, pintando e bordando sozinha, a ideia de juntar tudo em um mesmo lugar surgiu naturalmente. Então foram chegando uns e outros, que trouxeram pela mão mais outros. Tem sido assim na ARTEMISTA, um atelier que nasceu do flerte das ideias e do ócio criativo. Um espaço aberto às novas ARTES , aos novos artistas e artesãos. Um lugar onde se respira ARTE. Se cria ARTE , se mistura ARTE. Se presenteia com ARTE , se faz amigos com ARTE. Se desafia, se modela a ARTE. Se pinta e se desenha . E a ARTE de conviver com amigos e pessoas tão diferentes com um gosto em comum: ARTE.

Abrimos em dezembro de 2002.

 

  • Suzi

  • Tatiana Paz Correa

  • Liane

  • Luciana

  • Vanuzia Matos

SuziÉ com meu apelido que assino as peças.  Mais curto, mais fácil! Simples assim. Iniciei na cerâmica ainda menina, depois fui para a aquarela, e voltei para a louça em 1997, depois de formada em Relações Públicas pela  UFPR. Conheci minha professora Berenice Reichmann, que além de faiança  ensinou-me História da Arte. Mas ela foi embora de Curitiba, para Santos e está lá enriquecendo a cultura local. Não nos abandonou por completo, e sempre que há oportunidade vem visitar a ARTEMISTA para uma palestra de História da Arte. Adquiri seu forno e seu material de pintura.  Em São Paulo descobri o baixo esmalte, e exagerada comprei a linha completa de tintas. E muitas peças. E peças grandes, que sempre me fascinaram. Precisava de um forno maior. O marido comprou, mas ficou 2 anos sem instalar. Faltava a casa... O hobby da pintura tomou conta da minha vida e precisava de um lugar para instalar:  o forno, as peças, as tintas e as ideias. Montei a ARTEMISTA. Mas claro, uma casa aconchegante não é nada sem pessoas. Veio minha mãe Liane, minha tia Kamo e minha irmã Luciana. Depois, as alunas/amigas

Nascida na Bolivia, Tatiana veio ao Brasil , justamente a Curitiba onde fez faculdade de Desenho Industrial, mas pararelamente aprendia porcelana . De volta a Bolívia, especializou-se em diversos cursos com conhecidos e renomados professores de toda América Latina. Conhece demais as diversas técnicas de pintura em louça, seja na porcelana, faiança, cerâmica e no vidro. Desenha com grande facilidade e está a frente de nossas aulas . Uma professora completa . Tati nasceu para ensinar.

LianeSempre muito habilidosa com as mãos, circula por todas as ARTES. Pinta, palpita, crocheteia, costura e perfuma. E como boa mãe, cuida da casa e do lanche.   O bordado dela, a dedicação dela, e o jeitinho dela. No inverno tem os casulos em crochê, uma maneira de deixar quentinhas as pernas e o coração. Da linha de bordados, os cobre lanche e as passadeiras são construídos ponto a ponto. Assim como os tricôs. Assim como as amizades.

Professora de Música, teclado e piano. Outras ARTES. Ela estava conosco quando abrimos a ARTEMISTA. Mas concentrou suas aulas em casa . ARTE !

Integrando a equipe de cerâmica da Artemista , Vanuzia está a frente das aulas de modelagem e esmaltação em alta temperatura e consegue extrair de cada aluna o melhor de seu potencial . O projeto VEJO FLORES EM VOCÊ transformou  em jardim muito terreno árido . Desenvolve esmaltes para que cada uma descubra a sua cor no mundo !